terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dia 21/07 - Juína


Presenteamos a Profª Neli


Havia uma certa expectativa em relação a Juína, pois, sabíamos de uns trabalhos do Paulo Nunes, que desenvolve projeto de "Promoção de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste do MT", através do PNUD com recursos do GEF atuando com pesquisas sobre os Sistemas Agroflorestais na Agricultura familiar desde 2001.

Os pequenos proprietários da região foram incentivados a implantarem os SAF's há 7 anos atrás em que o Pró-ambiente foi um dos programas responsáveis mas que agora estava parado.

Com isso faço a introdução do nosso dia de entrevistas com estes produtores: Cada grupo foi visitar uma família e, um grupo maior do qual eu fazia parte foi para a propriedade do Sr Rubi. Ele produzia café e guaraná e fazia um Sistema silvipastoril, área de floresta plantada (com diversidade significativa)onde o gado tinha sua área de lazer, e podia curtir uma sombrinha. Também havia a produção de mel e, para a nossa alegria não havia gado leiteiro!!!

Alguns colegas que visitaram outras propriedades ficaram muito satisfeitos com o que viram! Aquele povo de Juína tinha uma consciência ambiental.... O Sr Rubi poderia até ganhar um prêmio pela invenção de uma máquina de beneficiamento de café! Muito inteligente!!

teria sido resultado dos programas locais??? Ficou como lição de casa mais curiosidades e pesquisas.

Á tarde fomos de ônibus conhecer a cidade com um funcionário da Prefeitura que pôde nos contar algumas das preocupações e reivindicações dos colonos: posto de saúde, e área de esporte e lazer em todos os bairros. Mais tarde passamos no Museu do Índio, todos queriam levar lembranças daquela terra sagrada e quentinha.

A noite já estava programada há mais de uma semana: crepes franceses!!!
A turma toda entrou na cozinha pra cozinhar!!! Uma cozinha industrial gigante só pra gente!

Presenteamos a Profa Neli com um colar dos índios!

Foi mais um dia maravilhoso para lembrar!

Escrito por Jaborandi (Nara Lina Oliveira)





Alojamento em Juína

Nenhum comentário:

Postar um comentário