quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dia 19/07 – Fazenda São Nicolau – Cotriguaçu

Tomamos nosso café ás 7:00 hs e depois assistimos a apresentação do projeto aplicado pela Peugeot na Fazenda São Nicolau. A Fazenda se localiza em Cotriguaçu a 104 km de Cuiabá, à margem esquerda do Rio Juruena.
O Projeto teve início em 1999 e tem como objetivos o reflorestamento de 2000 hectares, a captura e o armazenamento de carbono e a recuperação da biodiversidade. Foi-nos apresentada todas as linhas do projeto, resultados e ações futuras, já que o contrato mantido pela Peugeot é válido até 2039. Mesmo com as ações do projeto, as estimativas para a fauna do local e do entorno não são boas, a fazenda se localiza no arco do desmatamento da Floresta Amazônica.
Foram propostos 3 exercícios onde obteríamos dados referentes às áreas onde ocorreu o reflorestamento com e sem presença de gado para a comparação dos dados. Os exercícios implicavam a medição da circunferência e das alturas das árvores de reflorestamento para avaliar o desenvolvimento dessas árvores. Seguimos para o local e nos dividimos em vários grupos e passamos o dia e a tarde fazendo essas medições debaixo de sol, tendo apenas o almoço como intervalo.
Jantamos e depois discutimos sobre o andamento da viagem até ali. Também foi apresentado o resultado da atividade que realizamos naquele dia. As atividades serviram para corroborar com as hipóteses de que há mais matéria lenhosa em plantio de Teca em áreas com gado do que em áreas sem gado e que a regeneração natural de plantio de áreas que receberam gado é maior do que áreas de plantio que não receberam gado.

Por Juliana Delgado

2 comentários:

  1. Oie...
    Moro em Juruena,e fui a Fazenda São Nicolau,
    em 2009 foi a 3° vez que estive lá.
    Um projeto lindo de reflorestamento feito por pessoas que gostam do que fazem.A Eng. Florestal Flora,Geografo Daniel,e o Graduado em Educação ambiental Ícaro.Foi muito bom,cada vez que você vai,aparece mais árvores,você tem um contato com a Natureza incrivel,longe da poeira e do ar contaminado na cidade,msmo que seja um cidade pequena...
    Adorei estar lá,fui com o pessoal da escola onde estudo,quem ama a natureza e ainda luta por ela,precisa visitar a Faz. São Nicolau..
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. oi pasei na fazenda sao nicolau mais nao tive a oportunidade de conhecela mais pretendo conhecer mando um abrasso para os rapas que trabalhan ai e que acompanhou nos no nosso trabalho que sao eles roberto moiseis e isael e o polaco obrigado elza de alta floresta ok bj

    ResponderExcluir