segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sorriso, Vera, Feliz Natal, SINOP



DIA 11/07 (Sábado) – Sorriso, Vera, Feliz Natal, SINOP
Saímos de Sorriso pela manhã. No onibus, algumas pessoas expuseram suas opiniões sobre a viagem até o momento, seguidas de uma breve discussão. Pegamos a BR-163 em direção à cidade de SINOP.
No meio do caminho, passamos por alguns pequenos municípios importantes para a viagem, como Vera e Feliz Natal. Formadas por paranaenses, são bem planejadas. A primeira tem capital proveniente da produção de soja, enquanto que a segunda, da exploração da madeira. Vale ressaltar que comemos em Feliz Natal na casa do Papai Noel, um restaurante com bons pratos.
Voltando à BR-163, pudemos observar distintas paisagens durante nossa trajetória na zona de transição Cerrados-Amazônia, como as safrinhas de algodão, milho e milheto (características do período entre safra da soja), embaúbas (espécie característica de resiliência pós queimadas), reflorestamento de teca (espécie de árvore nativa da Ásia, também conhecido, popularmente, como “pinheiro cuiabano”).
Além disso, pudemos observar as quatro etapas do desmatamento: extração da madeira de interesse comercial, queimada da vegetação restante, corte raso para retirada da madeira restante, e, por fim, limpeza do terreno com fogo controlado. Dentre os cenários, um deles nos deixou sem palavras e com sentimentos de indignação e revolta: uma grande área mais semelhante a um campo de guerra, com árvores derrubadas e enegrecidas pelo fogo, alguns pontos de fogo ainda ativo e uma bruma esbranquiçada. Na frente dessa região, havia uma placa de título “Projeto de Manejo e Exploração Florestal Sustentável”.
No meio da estrada, demos carona para um trabalhador agrícola. Nosso grupo ficou tão surpreso, que envolveu o sujeito de perguntas, fazendo um grande alvoroço. Devido a isso, foi apelidado Balão.
Depois dessa empreitada, chegamos na cidade de SINOP por volta das 22h, na qual demos entrada no pior hotel que ficamos até o momento. Metade dos quartos eram localizados no estacionamento e alguns deles tinham as janelas dos banheiros expostas aos corredores, podendo serem observados por outros usuários do imóvel; janelas com vistas para outros ambientes do edifício, como lavanderia; chuveiros a 10ºC ou a 80ºC; entre outras características peculiares, como a recepção “acolhedora” do dono do hotel. Após devidamente instalados em nossos quartos, fomos jantar num ótimo restaurante, ao som de MPB com o artista Carlinhos Matogrosso.

texto escrito por Evelise e Gabriela

Um comentário:

  1. nossas.aulas.de.GA.poderiam.ser.assim....
    se.jah.ficamos.indignados.com.tanta.coisa.observadas.em.aulas,pesquisas.e.trabalhos.....
    não.há.o.que.dizer.diante.de.cenários.assim...

    espero.que.ao.menos.tenham.dormido.bem.nesse.hotel.pra.pôr.a.cabeça.no.lugar.diante.de.tantas.surpresas,novidades.e.discussões

    ResponderExcluir