sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cuiabá- Seminário


08/07/09
Chegamos em Cuiabá estonteados com a experiência única e incrível de apreciar a paisagem formada pela Chapada dos Guimarães. A noite, para relaxar da longa viagem, jantamos em um belo restaurante, e dançamos ao som de músicas de samba e forró.
No dia seguinte, às nove horas, segundo nossa programação, chegamos na Universidade Federal do Mato Grosso para um dia de Seminário sobre políticas públicas de controle ambiental e agro-industrial no Mato Grosso e fomos muito bem recebidos por Alice Thuault e Laurent Micop, dois franceses que trabalham no Instituto Centro Vida (ICV).
O Seminario foi dividido em duas partes: na primeira tivemos quatro apresentações com representantes da administração pública local e de uma recém doutora da Universidade de Brasilia, a respeito de que forma o meio ambiente é tratado pelo direito e de que forma nosso aparato legal e a administração se estruturam e articulam estratégias para conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Na segunda parte, atravás da apresentação de projetos do ICV, Aprosoja, The nature Conservancy (TNC), e da prefeitura de São Lucas do Rio Verde foi proporcionado a nos verificar as consequências das politicas ambientais no estado do mato grosso e as dificuldades reais encontradas por estes projetos.
Por fim, acredito que apesar de alguns momentos as falas terem sido cansativas foi possível extrair informações valiosas ao nosso projeto e identificar os distintos autores que participam da dinâmica de uso e ocupação do solo do estado de Mato grosso e os conflitos resultantes das interações entre eles.
Amanhã de manhã partiremos de Cuiabá e daremos continuidade a nossa odisséia pelo Mato Grosso a cidade de Novo Mundo.
Texto escrito por Gabriela Graça Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário